sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Antes de mais nada

Há idéias que são mais fortes que nós. A gente cresce, amadurece, tem novas experiências e, consequentemente, novos pensamentos. Mas não adianta. É como se fosse uma promessa. Não importa quanto tempo passe, o espírito não se acalma até que façamos o que dissemos que faríamos. Quando pensamos que ele esqueceu, algo acontece para nos lembrar do prometido.

Nas últimas semanas, fiquei longe do blog. Novos fatos aconteceram e demora-se um tempo para assimilá-los e compreendê-los. Nada melhor que deixar o tempo passar para, mais tarde, interpretar o acontecido. E aqui estou eu: de volta ao Conversa de Mesa de Bar e pronta para filosofar sobre as inúmeras histórias que nos cercam.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dicas teatrais

Tem gente que não vai ao teatro porque diz que é caro. Outros economizam para ver, vez e outra, aquela peça cara e super comentada. O que não sabem é que há inúmeras gratuitas. E muito boas. Recebi outro dia o jornal Engenho Mostra Um Pouco Do Que Gosta IV. Eles me ganharam pelo texto: leve e fácil, mas bem escrito; sonhador, mas também questionador e critico. Abaixo está um trecho e a programação. Assim, dá vontade de ver todas as peças.


"Essa gente não é mole: anda em grupo, bota a boca no trombone e taca o dedo nas feridas.

Mas acredite: são amigos, companheiros que pegam no pesado, trabalham muito para divertir a gente, viram tudo do avesso só pra fuçar e ver o que tem dentro. São artistas e técnicos, grupos de teatro que, fincando os pés no chão, sonham com um mundo mais justo e mais bonito.

Sonhar não enche barriga?

Ah, tem sonho que enche, preenche, forra e desforra. E diverte. E é o tipo de diversão que dá o que pensar, que faz pensar e ajuda a entender, a viver. E depois, quem é que não sonha? Quem é que não quer um mundo mais justo e bonito? Quem é que não quer viver melhor?

Então, é isso: pelo menos durante 5 finais de semana, você pode se divertir, ver, sentir e entender a vida de um jeito diferente. Nada do que você vê na TV. E não se assuste se aqui, no papel, alguma coisa parecer pesada: pesada é a vida que a gente leva, o mercado falido e os sonhos de consumo que, esses sim, não preenchem a vida de ninguém. Já o que os grupos de teatro fazem no palco com todo esse desmanche de seres humanos é bonito demais!

Uma última explicação: é tudo de graça porque esses grupos, além de sonhar e fabricar sonhos, vão à luta. Em 2002 conseguiram aprovar uma lei, o Programa Municipal de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo. Desde então, a Prefeitura é obrigada a investir dinheiro em projetos como o Engenho Teatral, que organizou esta Mostra. Logo, isso já foi pago com o seu dinheiro, com o nosso dinheiro, com o dinheiro público.
Divirta-se!"


Programação
Dias 1 e 2
Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer
- Três atores falam de si e do mundo que desmorona à sua volta.

Dias 8 e 9
Homem cavalo e sociedade anônima
- A exploração do trabalho e os sonhos que não se realizam.

Dias 15 e 16
Hospital da gente
- Mulheres que vivem e pulsam nas pirambeiras, mas não pensam em ser “incluídas”.

Dias 22 e 23
Ensaio sobre Carolina
- A catadora de papel dos anos 50 ainda dá o que pensar para os negros de hoje no Brasil.

Dias 29 e 30
A Brava
- Joana D’Arc queima na fogueira por trilhar caminhos contrários ao estabelecido.

Todas as peças começam às 19h. É preciso chegar antes para garantir o ingresso.

Clube Escola Tatuapé
Rua Monte Serrat, 230 (Ao lado da estação Carrão do Metrô)
Tel. 2092-8865
http://engenhoteatral.wordpress.com/