terça-feira, 30 de setembro de 2008

Perdi alguma coisa?

É, as eleições estão chegando. No entanto, eu ainda não parei para e assistir o horário eleitoral e não pesquisei sobre as propostas de ninguém, embora eu receba milhares de papéis na entrada da faculdade e até veja vários candidatos por lá em busca de votos. Sinceramente, acho tão humilhantes as situações que vejo de pessoas pedindo voto. Ontem mesmo eu estava andando e um candidato a vereador estirou as mãos oferecendo um cartão e dizendo "Esse sou eu". A primeira coisa que me passou pela cabeça foi "E daí?". Quando leio livros ou relatos da década de 70 e 80 percebo que as pessoas, sobretudo os jovens, eram mais engajados politicamente e havia uma agitação, um desejo, uma esperança e tudo parecia muito empolgante. Nada disso acontece agora e mesmo os mais velhos, que eram os revolucionários de antigamente, parecem que cansaram. Política já não é tão mais legal. Essa vai ser a primeira eleição que meu irmão mais novo vai participar e, entretanto, ele não sabe nada de política, votos, lei, candidatos e afins. Na verdade, nem eu sei tanto assim.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mudanças de hábito

Há palavras que falam por si. Só dizê-las já desencadeia inúmeras referências. Com "Sexta-feira" acontece o mesmo. Olhem a lógica:

Sexta-feira= bar+amigos+cerveja+conversademesadebar+........

Mas as sextas já não são mais as mesmas. Hoje, elas têm outro significado:

Sexta-feira= aula até 22h30+cansaço+chegar em casa e ir direto para a cama+"finalmente amanhã é sábado, mas ainda vou ter que acordar cedo"+.........

É, pois é. E a época de provas ainda nem começou. Mas eu gosto dessa agitação. A gente aprende a gostar!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sabe?

Sabe quando a gente olha para os outros pensando em como são idiotas e, quando se dá conta, também fez algo muito idiota?
Sabe quando você sabe que a outra pessoa está mentindo e ela continua insistindo na idéia?
Sabe quando você já cansou de se estressar e só que se preocupar no momento exato em que as coisas estão acontecendo?
Sabe quando tudo parece que vai dar errado, mas você acredita que ainda pode dar certo?
Sabe quando você tem consciência de que não deve confiar nos outros e, de repente, percebe que está tropeçando na mesma pedra?

Pois é, essas coisas estão acontecendo muito!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Medo!

Notícias de hoje:

Navios russos partem para exercício conjunto na Venezuela

Segundo a BBC Brasil, a medida é vista como uma provocação aos Estados Unidos, cujas relações com ambos países está cada vez mais tensa.

Eu tenho medo disso! /o\

Boas intenções (!?!) que não dão certo (!?!)

Hoje é o "Dia mundial sem carro". E eu quero é ver no final do dia como foi o trânsito nas principais vias, porque na Rodovia Anchieta eu já sei que não foi bom. Lembro que no ano passado as manchetes do dia 23 eram algo como "SP enfrenta trânsito no dia mundial sem carro". De manhã, pelo menos lá nos metrôs das linhas vermelha e azul estava tudo normal (leia-se apertado, cheio de gente e empurra-empurra, assim como em todos os outros dias). Aqui, eles tentaram incentivar a caminhada. Isso até pode ser viável em cidades pequenas, mas em São Paulo poucas são as pessoas que trabalham perto de casa. Ou seja, para deixar o carro elas teriam que usar o transporte público. E será que o nosso meio de locomoção barato de todo dia suporta se todos resolvem aderi-lo? Não haveria tanto trânsito, é verdade! Em compensação, a frota de transporte pública não conseguiria atender a todos. Quem pega ônibus e metrô nos horários de pico sabe bem disso. E quem pode ter o prazer de ir ao trabalho com ar condicionado vai querer se espremer no meio dos outros por que? Dia mundial sem carro? Bah! A idéia é boa, mas isso não dá certo aqui!

domingo, 21 de setembro de 2008

Ciclo vicioso?

Todo mundo se lembra daquele cara que apresentou como TCC na Belas Artes várias pichações nas paredes da própria universidade, né? Pois é, a mídia crucificou o garoto, mas convenhamos que essa não foi uma grande atitude. Ele poderia ter mostrado que pichação é artes através de inúmeras maneiras. E por que eu ressuscitei esse assunto? Bem..estava eu lendo uma enquete da Folha de S.Paulo, "Você considera pichação uma arte?". Respondo que sim, o que correspondia a 5% dos votos, e, então, vejo o porquê da pergunta. Galeria de Pinheiros sofre invasão de pichadores. E quem estava lá acusado por tal ato? Isso mesmo, Rafael Guedes Augustaitiz, o mesmo aluno que foi expulso da Belas Artes por ato de vandalismo. É...nada a declarar!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nos bastidores

Quando não têm notícia interessante para publicar, contar rumores é sempre uma boa! O mundo da música que o diga. Tantos boatos de que o Kiss viria ao Brasil. Meses depois veio a desilusão. Não, a banda não vai desembarcar em terras brasileiras! Pelo menos não esse ano, mas quem sabe ano que vem, né? Já perdi as contas de quantas vezes me disseram que o Bon Jovi viria. E quanto ao Stone Temple Pilots? Até chegaram a vender ingressos. E fã fica com os olhos brilhando só de saber que sua banda favorita pode vir. Estão dizendo por aí que o AC/DC vem mesmo, mas não sei não. Também falaram que o Van Halen viria e até agora nada. Embora eu saiba que editoria de música vive dessas notícias que logo são desmentidas, meu coração disparou quando ouvi que o Def Leppard viria para cá em novembro. Talvez seja mentira, e deve ser mesmo, mas só de imaginar já fiquei louca. Ah! Esses jornalistas que adoram publicar o que não tem certeza. Pior ainda quem fica eufórico lendo algo que sabe que não passa de um boato. A propósito, será que o Def Leppard vem mesmo?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Os últimos dias

Essa semana foi bem agitada, mas devo dizer que a agitação ficou nos noticiários. Ameaça de guerra civil na Bolívia, uma tal conversa de sermos engolidos por um buraco negro, o abandono de Alckmin, o recorde de Lula ao atingir 64% de avaliação ótima ou boa no governo, a notícia de que temos o metrô mais lotado do mundo (Bah! Novidade..). Embora diante de tantos acontecimentos, só houve uma conversa de mesa de bar nos último dias. Isto é, literalmente, lá no bar tomando umas mesmo, porque conversa de bar eu tenho todos os dias. Todavia, como hoje é sexta, é provável que haja outra conversa de bar, e no bar.

Hoje estréiam alguns filmes que parecem interessantes: "Ensaio Sobre a Cegueira", baseado no romance de José Saramago; "Mamma Mia!", com Meryl Streep; e "Perigo em Bangkok", com Nicolas Cage. Com tantos trabalhos da faculdade, mesmo querendo sair, possivelmente ficarei em casa.

Depois do resumo da semana e das dicas de cinema, eu encerro o post com uma das profecias de Nostradamus:

"Migrés, migrés de Genefue trestous,
Saturne d’or en fer se changera,
Le contre RAYPOZ exterminera tous,
Auant l’aruent le Ciel signes fera"

Para quem não entendeu nada, essa é a tradução:

“Deixai, deixai Genebra todos vos,
De ouro em ferro Saturno mudará,
RAYPOZ exterminará os que se oporem entre vos,
Antes do previsto, o Céu sinais mostrará”

E àqueles que continuam sem entender nada, algo como "LHC", um acelerador de partículas, feito para reproduzir o big bang, refresca a sua memória? Essa máquina está em Genebra, não é? E é lá que o velho bruxo profetizou que aconteceria algo que... Não parece muito bom.

Pois é, enquanto os cientistas malucos riem da hipótese de acontecer um buraco negro (que se acontecesse mesmo, não seria só em Genebra, acabaria com o mundo em alguns segundos, ou milésimos de segundos, sei lá..), nós, meros mortais, ficamos ansiosos, levemente assustados, fazendo teorias mirabolantes, ainda sem entender muito bem a finalidade de gastar mais de 10 bilhões de dólares para reproduzir o big bang, que ninguém sabe mesmo se aconteceu ou não. É, tudo indica que esse é um marco na história da Ciência.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Alguns erros cotidianos

Imagina você saber que morrerá em algumas semanas. O que faria? Ligaria para todos os seus amigos, resolveria intrigas, diria que ama que todo mundo, comeria tudo o que gosta sem medo de engordar, gastaria os últimos dias em parques admirando a natureza ou se aproximaria da família? Pois é, um aposentado britânico de 72 anos recebeu a noticia de que estava prestes a morrer. O que ele fez? Bem...Para começar, distribui 2/3 de sua economia à família e aos amigos e encomendou o próprio funeral. O problema, o grande problema, é que depois de fazer isso ele descobriu que tudo não passou de um mero engano médico. Engano esse que lhe custou cerca de 55 mil reais. Agora ele sabe que não tem câncer no pâncreas e nos pulmões em estágio terminal, mas apenas uma doença crônica da obstrução pulmonar. O que isso significa exatamente eu não sei, mas acho que ele se deu mal. Processar o hospital é uma boa!
Leia mais sobre o assunto aqui.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Filhos da cópia

Snuppy, 3 anos, nasceu da célula da orelha de um cachorro adulto


Alguém aí lembra da novela "O clone"? Apesar de saber que uma ovelha já foi clonada, esse parece um assunto que só reina em terras distantes. Mas que nada, ratos, vacas, ovelhas e até gatos e cachorros já foram clonados. Eu só espero que isso não tenha acontecido com um ser humano. Porque sabemos que eles só revelam algo depois de feito, né?

Recentemente, um cachorro que foi clonado, chamado Snuppy (nome engraçadinho, não?) se tornou papai. Afinal, para a cópia ser perfeita, é preciso reproduzir. E esse aqui conseguiu tal proeza. Filhos de um clone? Isso me parece muito estranho. E não é que sobreviveram nove dos dez cachorros nascidos? É...Cientistas não brincam em serviço (ou brincam até demais!?!).

Leia mais sobre Snuppy aqui.
Pensando Alto
Os que não acreditam nisso que me perdoem, mas penso que todo ser tem alma. Como hoje vários deles nascem não só naturalmente, mas também com uma pequena ajuda humana, fico imaginando o desespero dos responsáveis por organizar, selecionar e mandar as almas aqui para a Terra. Seria algo como: "Eles estão fazendo mais um cachorro. Cadê a lista dos que reencarnarão como cães? Quem é o próximo? Vai, vai logo! Já está nascendo!".

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Quantos corpos cabem em um único espaço?

Andar de metrô rende várias histórias. Eu tenho a sorte de ir para a faculdade sempre do lado de gordos. Não, o problema não é o físico deles, mas o fato de estarem tão suados que a camisa fica encharcada. E, claro, é ao meu lado que eles resolvem ficar. Hoje, estava eu indo ao trabalho e eis que uma mulher enorme e muito espaçosa me empurra. Tá, isso é normal, mas fui obrigada a estender o braço e ficar com ele no ombro dela. Não havia espaço e não dava para não fazer isso. Afinal, eu tinha que segurar em algum lugar e não tinha culpa se ela estava na minha frente. Não bastasse isso, a amiga dela ficou falando que não era porque o metrô estava lotado que deveriam se apoiar nos outros. Como minha mãe me ensinou a não me meter com ninguém maior que eu, fiquei quietinha fingindo que não era comigo. Minhas últimas experiências de ser desbocada também não foram tão agradáveis. Então, sim, não respondi. Porém, umas duas estações depois, e uns empurrões a mais, era a amiga da mulher que estava com o braço esticado e forçando ela a entortar a cabeça. Aí eu dei risada. Discretamente, claro! O que ela tinha dito mesmo?

Pois é, mas minhas reclamações não são à toa. Uma pesquisa revelou que a cidade de São Paulo tem o metrô mais superlotado do mundo. A Companhia do Metropolitano de São Paulo transporta 10 milhões de passageiros por km de linha. Nós ficamos na frente de Moscou, que registrou 8,6 milhões, e até da China, com 7 milhões de pessoas para cada km de trilhos.
Fonte: IG