segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Quantos corpos cabem em um único espaço?

Andar de metrô rende várias histórias. Eu tenho a sorte de ir para a faculdade sempre do lado de gordos. Não, o problema não é o físico deles, mas o fato de estarem tão suados que a camisa fica encharcada. E, claro, é ao meu lado que eles resolvem ficar. Hoje, estava eu indo ao trabalho e eis que uma mulher enorme e muito espaçosa me empurra. Tá, isso é normal, mas fui obrigada a estender o braço e ficar com ele no ombro dela. Não havia espaço e não dava para não fazer isso. Afinal, eu tinha que segurar em algum lugar e não tinha culpa se ela estava na minha frente. Não bastasse isso, a amiga dela ficou falando que não era porque o metrô estava lotado que deveriam se apoiar nos outros. Como minha mãe me ensinou a não me meter com ninguém maior que eu, fiquei quietinha fingindo que não era comigo. Minhas últimas experiências de ser desbocada também não foram tão agradáveis. Então, sim, não respondi. Porém, umas duas estações depois, e uns empurrões a mais, era a amiga da mulher que estava com o braço esticado e forçando ela a entortar a cabeça. Aí eu dei risada. Discretamente, claro! O que ela tinha dito mesmo?

Pois é, mas minhas reclamações não são à toa. Uma pesquisa revelou que a cidade de São Paulo tem o metrô mais superlotado do mundo. A Companhia do Metropolitano de São Paulo transporta 10 milhões de passageiros por km de linha. Nós ficamos na frente de Moscou, que registrou 8,6 milhões, e até da China, com 7 milhões de pessoas para cada km de trilhos.
Fonte: IG

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha, se esfregar em gordinhas é bom, mas não numa situação dessas.

Esse é o grande problema: nos coletivos, é cada um pra si e o Diabo pra todos. Eles acham que o transporte público é uma entidade que vai organizar tudo por si só.

Mas tá pra melhorar. Logo logo vai ter metrô na Oscar Freire e na Fradique Coutinho. Lugares de gente rica e educada. Lá, não vai ter empurra-empurra e só vai ter gente cheirosa.

Leandro Vieira