quinta-feira, 4 de junho de 2009

Enganos e desenganos

Quem nunca lançou um olhar fatal para conquistar alguém, ficou com as bochechas vermelhas por vergonha, riu sem conseguir parar, gritou por medo ou não conseguiu esconder uma cara de decepção? Os gestos denunciam nossos sentimentos. Contudo, eles também podem ser mal interpretados. É como estar atravessando a rua e perceber que um carro em alta velocidade se aproxima. Há aquele que entra em choque e fica parado, outro que grita, corre, termina de atravessar a rua ou volta para onde estava. Resumindo: existem várias formas de expressar a mesma emoção.

Interpretar as pessoas. Esse é dos maiores desafios que o ser humano tem. Depois disso, entende-las é apenas uma consequência. O problema é que uma ação tem significados diferentes para cada um. Depois que o primeiro entende como ofensa o que o segundo disse ou fez, está dada a largada: as brigas entram em cena. Todos têm maneiras distintas de reagir a determinadas situações e cada qual com o próprio limite.

Já não bastassem os tantos gestos – que têm significados variados -, a rápida, moderna e eficiente internet ainda oferece uma imensidão de novos códigos a serem decifrados. Cada um irá interpretá-los de uma forma. E visto que pessoalmente já pode haver incompreensão, no mundo virtual, as chances que há dos outros não entenderem o que a pessoa realmente quis dizer aumentam ainda mais.

Para mim, USAR LETRAS MAIÚSCULAS SIGNIFICA QUE A PESSOA ESTÁ GRITANDO. Outros dizem que não: simplesmente estavam escrevendo assim em outro lugar e esqueceram de apertar o Caps Lock. Para quem não sabe, as teclas Shift + F3 transformam o texto selecionado em letras minúsculas e maiúsculas. Mas, aparentemente, apertar um ou dois botões pode ser perda de tempo para quem está com pressa.

Entretanto, quando uma conversa é pela internet e, portanto, não se olha nos olhos e nem se pode notar as expressões do outro, a linguagem escrita é a que não só transmitirá a mensagem, mas também a que será analisada como única forma de interpretar o que se quis dizer.

Algumas pessoas não se importam com isso, mas reclamam quando são mal entendidas. Quem não sabe ser simpático nem pessoalmente, não saberá virtualmente.

3 comentários:

meus instantes e momentos disse...

ótimo texto. Gostei da colocação do post. Serve até como alerta.
Muito bom teu blog, gostei daqui.
Maurizio

Fabis Matrone disse...

Consigo ser simpático nos dois, tanto que já namorei pessoas que conheci no meu orkut!

Sinto que esse texto tem sido vivênciado rs

Bjoooo

Thata_Cunha disse...

é estranho. Muitas vezes nao consigo entender o que as pessoas querem dizer, e nao é pq sou loira.

Entender a raça humana é muitoooo dificil .. ai ai

b-joks