segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Carência Social

- O que você acha das pessoas que colocam suco de limão no olho para ele ficar claro?
- Hãn?
- Tem pessoas que colocam limão no olho para deixar o olho claro. Você sabia? O que acha disso?

Era sexta-feira. Quase meia-noite. Estava voltando para casa. Como de costume, não passei a catraca e sentei na frente, no banco para idosos. Faço isso para pensar na vida, em como foi o meu dia e, logo, adormecer aos poucos, por uns 35 minutos, rezando para acordar antes do meu ponto. Nesse horário o ônibus não lota, não tem trânsito e eu durmo muito bem. Embora já tenha passado da minha casa algumas vezes, confio no meu sexto sentido que vai fazer eu acordar na hora certa. Quase sempre dá certo.

- Acho que faz mal, né?
- Claro! Claro que faz mal.

O homem, que aparentava ter entre 25 e 30 anos, pega papéis com pesquisas sobre a visão.

-Sabe, é muito interessante estudar sobre os olhos....
- Ahan...
- Podemos descobrir muitas coisas sobre os olhos. Muita gente sofre por falta de informação, mas eu estou estudando bastante.

Minutos antes estava com uns amigos em uma conversa de mesa de bar. O tema? Se quando uma pessoa se suicida as que estavam em volta dela devem ou não responder por não tê-la ajudado. Caso alguém próximo teve a possibilidade de ajudá-la e não o fez, é obrigado a pagar em forma de serviços sociais. Não concordei. Acredito que no caos que vivemos, podemos sim deixar de perceber tristeza na outra pessoa, pois mal conseguimos entender a si próprio. Além disso, sempre há outras opções e cada um é responsável pelo o que faz.

Contudo, deixei meu lado anti-social. Conversei com o rapaz até a minha casa. E a conversa foi boa. Ele tem uma doença - não lembro o nome - que afeta a visão. Então, resolveu pesquisar o máximo para entender o que tinha. Gostou tanto do assunto que até quer ser oftalmologista. Tive uma aula sobre retina, córnea, artérias e afins.

Um comentário:

Camila Caringe disse...

Viu só?
Deu atenção pro sujeito e nem morreu por causa disso! (claro, se tivesse morrido não existiria esse post)

Sensibilidade e solidariedade não são questões tão particulares assim. Cultura, educação e consciência ajudam a burilar nosso espírito e, consequentemente, nos tornamos melhores companhias para nossos irmão, vizinhos, amigos e... desconhecidos.