segunda-feira, 23 de março de 2009

Facetas do mundo virtual

Qual a verdadeira função de uma rede de relacionamentos? Fazer novos amigos? Conhecer pessoas que pensam da mesma maneira? Imagino que as respostas não vão além disso. Mas até o que é óbvio tem seus paradoxos:

Fazer uma comunidade expressando sua opinião, reunir pessoas que compartilham da mesma idéia e, depois, ser punido por expor seus pensamentos em um local que incentiva o diálogo.

Essas três linhas resumem o caso de João Carlos Naldoni Jr, um fisioterapeuta que poderá ter o registro profissional suspenso por um ano. O que fez? Criou uma comunidade que critica o conselho que rege a própria profissão. Um crime! Deve ser à toa que 846 membros dividem a mesma opinião. Discutir sobre a atuação de um órgão e trocar informações relacionadas à fisioterapia deve ser mesmo um caso de policia. Temos que assistir a tudo de boca calada.

Mas não para por aí, o mundo orkutiano ainda nos reserva outras contradições:

Colocar fotos para mostrar o quanto você é feliz, bonito, sociável e teve um final de semana legal, mas restringi-las aos amigos. Em seguida, fazer depoimentos para alguém que você gosta para que todos saibam o quanto determinada pessoa é importante para você.

Não deixar que ninguém, além de seus amigos, tenha acesso ao seu livro de recados, mas entrar em comunidades que revelam algo íntimo sobre você e participar dos fóruns de discussões que estão abertos a todos.

Querer privacidade em uma rede cujo objetivo é promover a integração e entrar no perfil de outras pessoas para saber sobre a vida alheia.

Pois é, o que esperar quando o que é privado e público se confundem e liberdade de expressão deixa de ser um direito?

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre concordei com isso.
Mas tudo isso acontece por causa de pessoas que fazem má utilização da ferramenta e a usam pra bisbilhotar e fuçar na vida dos outros.
Certo, vc, quando clica no "Eu Aceito" no termo de referência sem sequer ler uma linha, concorda que estará totalmente exposto, e non tem do que reclamar, afinal, é um site de relacionamentos. Mas, quando uma pessoa interfere em seus relacionamentos com outras pessoas, esquece da sua própria vida pra cuidar da sua, vc se vê obrigado e fazer uma série de frescuras pra evitar isso, indo totalmente contra o propósito do site.

Confuso pacaraleo, mas é assim! xD


E eu voltei, tava sem idéias pra postar! (:
[Tá certo que minha última non foi nenhuma revolução, mas aos poucos eu vou voltando!]