sexta-feira, 27 de março de 2009

Nas vitrines da idade

George Clooney. Richard Gere. Eles são grisalhos, têm rugas e, no entanto, estão na lista dos homens mais bonitões do mundo. Parece que idade e cabelos brancos refletem maturidade. Isto é, para homens. Apenas para homens. Enquanto Brad Pitt exibe as rugas com muito orgulho, as mulheres fazem de tudo para não tê-las. Sim, a conversa que mostrei no último post não saiu da minha cabeça. Por que quando os homens apresentam sinais da velhice são considerados charmosos enquanto as mulheres são chamadas de velhas? Por que nossos olhos acham tão comum ver um casal em que o pai é gordo e a mãe é magra, e não o contrário?

Hommer Simpson, aquele personagem tão engraçado dos desenhos animados, tem uma parcela de culpa nessa história. Ele não se importa nem um pouco com o peso, adora doces e comidas gordurosas e sua atividade favorita é sentar no sofá, ligar a tv e tomar cerveja. Aliás, esse é o sonho de vários homens. Posso citar meia dúzia de colegas que o tem como ídolo. Em contrapartida, Marge, a mulher de Hommer, é magra, com direito a cintura fina e peitões.

No seriado “Um maluco no pedaço”, Philip Banks, tio de Will Smith, tem muito mais que cem quilos, enquanto a esposa, Vivian, exibe o corpo esbelto. Fred Flintstone também é gordo e, claro, a mulher dele, Wilma, é magra. E essa lista não para por aí: até o Dino, da Família Dinossauro, é gordinho.

Por mais louca que essas comparações possam parecer, se uma criança cresce assistindo a esses programas – e quem é que tem vinte ou trinta anos e nunca viu pelo menos um deles? -, vai ter a idéia, mesmo que inconsciente, de que não há problemas se o homem engordar, mas que a mulher tem que manter a forma. Não é que esse pensamento seja uma regra para todos que passaram horas de sua vida rindo com Hommer, Fred, Dino ou Philips, mas é mais fácil aceitar os padrões que nos acompanharam durante a infância. Estamos acostumados com eles e nossos olhos não vão reagir com estranheza.

É também quando somos crianças que elegemos heróis. E talvez eu nade contra a corrente porque meus personagens favoritos nunca foram as garotas chatas, nem as esposas perfeitas, e sim os caras desencanados, loucos, durões e engraçados. Na verdade, até hoje gosto desse perfil. Um dos meus personagens favoritos é Dean Winchester, da série Supernatural. Para ele, a diversão está no rock, na cerveja e nos hambúrgueres. Dessa forma, como posso pensar em rugas? Um dia eu sei que elas virão, mas quando esse momento estiver próximo, eu penso nisso. Afinal, preocupação também dá rugas, né?

Nenhum comentário: