terça-feira, 2 de dezembro de 2008

E a história continua...

Depois de transformado em espetáculo pela mídia, o "caso Lindemberg" estará estampado nas páginas de "A Tragédia de Eloá - Uma Sucessão de Erros", que será lançado esse mês, escrito por Marcio Campos, jornalista da Rede Bandeirantes, pela Editora Landscape.

E aos que ficaram inconformados com a forma como o seqüestro foi tratado pela televisão, o Ministério Público Federal de São Paulo entrou com uma ação contra a Rede TV! e pede R$1,5 milhão para a emissora. Para quem não se lembra, o programa "A Tarde é Sua", apresentado por Sônia Abrão, exibiu duas entrevistas com Eloá e Lindemberg. Ou seja: além de usar a imagem da menor sem autorização judicial, interferiu o trabalho dos policiais e ainda transformou o caso em um "espetáculo midiático". Leia mais aqui.

É verdade que a Sônia Abrão não foi a única a explorar a notícia, mas haja paciência. Conversar em rede nacional com um seqüestrador em pleno seqüestro não é uma atitude de muito orgulho, para não dizer mais. É por essas e outras que quando me perguntam que curso eu faço, depois de responder que é jornalismo, "senta que lá vem história". É critica para todos os lados, como se jornalismo se resumisse a programas que passam no período da tarde e eu fosse a culpada pelo sensacionalismo. Bah!

Nenhum comentário: