segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Macabéas" da vida

O teto da igreja Renascer desabou e claro que a notícia inspiraria algum tema em uma conversa de mesa de bar. Logo, desencadearam vários: os evangélicos, as mulheres, a submissão, as “macabéas” – personagem de Clarice Lispector no livro “A hora da estrela”.

Uma amiga me contou que em seu antigo trabalho havia uma garota que fazia psicologia. Apesar do curso e da pouca idade, ela já era casada e dona de um conservadorismo inacreditável:

- Toda noite eu coloco a janta para o meu marido e depois temos que fazer a coisa – disse a garota.
- Que coisa? – perguntou minha amiga.
- Ah! Você sabe, né?
- Não, não sei...
- Aquilo....
- Hãn?
- Aquela coisa que a gente faz para ter bebê...
- Ah! Você está falando de sexo?
- Chiiiiiiii! Fala baixo.
- E você faz sempre essa coisa?
- Tenho que fazer, né? Preciso servir meu marido, senão ele pode me trocar por outra.

Esse pequeno diálogo diz muito. E é tolice nossa achar que existem poucas mulheres assim. Elas estão por aí, do nosso lado. Conheço várias. E não é simplesmente ser discreta e não querer falar sobre sua vida sexual, mas olhar para o ato como se fosse algo errado. Pecado. É estar casada, praticar a “coisa” e vê-la meramente como algo para agradar o marido, para servi-lo. Mas ser “macabéa” ainda vai além. Elas agem assim em todos os aspectos da vida: são inseguras, têm medo de se expressar e deixam os outros fazê-las de idiota. Incrível.

Peraê, não estamos no século XXI?

2 comentários:

Hecton P.Domingos disse...

Verdade, a "submissão" que a massa prega em favor de seu próprio ego na figura feminina é estúpida e cruel, uma pena ainda uma boa parte (para não dizer pouco mais de 5 bilhões de pessoas) da sociedade preserve crenças tão inúteis que só vulgarizam a imagem de uma classe (feminina) que sofreu e sofre tanto para ocupar o espaço mais que merecido....

Obs; Para uma “aprendiz de jornalista” você escreve e expressa muito bem.

Gostei do blog, voltarei mais vezes...

Um Forte Abraço.

Camila Caringe disse...

Maravilhoso post.
Inspirada.