terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Para pensar – Parte II

Nós somos jovens, passamos por uma coisa e outra e achamos que sabemos alguma coisa da vida.

Ainda não me formei em jornalismo, mas já fiz diversas entrevistas. Delas, as que mais me sensibilizam são as com portadores de esclerose múltipla. Para quem não sabe, trata-se de uma doença neuroimunológica, de causa ainda desconhecida, que tem tratamento, mas não cura. Com ela, você pode estar andando e, de repente, seus olhos ficarem embaçados e não enxergar mais, suas pernas podem ficar dormentes ou seu lado direito paralisar. Em cada um acontece de um jeito. E pode acontecer hoje e durar um mês. Também pode acontecer hoje e só repetir a dose daqui a um ano, dez anos, ou nunca mais. Não dá para saber. Além disso, o portador ainda tem fraqueza muscular, dores articulares, descoordenação motora e perda de equilíbrio.

Entrevistei ontem uma mulher que tem pouco mais de cinqüenta anos. Ela é aposentada, se formou em Letras, gosta de Nietzche, Schopenhauer, Clarice Lispector e Machado de Assis. Seu filme predileto é “A excêntrica família de Antônia”, mas também gosta de “Dogville”, e de ouvir Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto e Marisa Monte. Ela está no segundo casamento e tem três filhos. Conheceu o segundo marido pela internet. E é muito feliz. Conversando com ela, fica clara a ânsia que tem por viver, por fazer muito mais coisas e conhecer tantas outras. Ela tem esclerose múltipla diagnosticada desde os vinte e poucos anos. E isso não a atrapalha. Quem a ouve falar, não imagina o que ela passa. “Se você não pode andar, tem que ser feliz do jeito que é, sem andar mesmo. Não somos só uma perna ou um braço, somos muito mais que isso. Temos que viver porque morremos e depois tudo acaba. Foi por isso que resolvi estudar e fazer faculdade”, disse ela.

Como diz uma amiga minha: “Isso é um tapa na nossa cara”.

5 comentários:

Thata_Cunha disse...

uau!!!
Um dos motivos pelo qual resolvi fazer faculdade é que podemos aprender muito com as outras pessoas, passar isso para outras e tals.
Amei!!!

resp: intaum linda ainda não sei, mas acho que sim.
add minha nova url (atualiza o link ai)

b-jokas

ps: temos que marcar um teatro antes das aulas começarem

Fabis Matrone disse...

Sim

Muitos tapas!

Meu pai morreu disso, quase chorei quando li seu post

Aff

Fabis Matrone disse...

Déia tem algum exemplar dessa revista?

Quero mostrar para minha mãe! Tem?

Anônimo disse...

Linda história.
É ótimo quando levamos um tapa assim na cara; nos faz acordar!!! :)
Bjo

Camila Caringe disse...

Gostaria de reler essa entrevista. Me ajuda?