quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

No mundo dos desafortunados

Todas as coisas são relativas: sempre depende do referencial. Até o certo muitas vezes se passa pelo errado, e vice-versa. Estava pensando: o que é ser rico? E o que faríamos com tanto dinheiro? Outro dia estava conversando sobre salários com um estudante de filosofia e uma garota que, se não me engano, faz administração – quando você não lembra o que a pessoa faz, normalmente, é adm.:

Aprendiz de filósofo: “Quando você sai de casa suas despesas aumentam muito, sabe?”.
Garota de adm.: “É verdade. E com o que ganho tenho que morar com meus pais mesmo”.
Eu: “Quanto você gostaria de ganhar?”.
Garota de adm.: “Ah! Uns R$10 mil por mês”.
Aprendiz de filósofo: “Nossa! Mas isso é muito dinheiro para uma pessoa só. Tem tanta gente passando fome. Uns R$5 mil está bom, vai...”.

Bem, com cinco mil por mês eu também fico feliz, mas isso é dinheiro de bala para outros. Com 74 anos, o bilionário Adolf Merckle era o quinto homem mais rico da Alemanha. Era. Veio a crise financeira global, as ações caíram, ele perdeu alguns trocados e, então, suicidou-se.

Tem família que sobrevive com um salário mínimo. Tem estagiário que sempre arranja dinheiro para gastar no bar. Tem gente que acha que para viver decentemente precisa de R$10 mil. Enquanto isso, outros preferem a morte a ter que sustentar a digníssima família com alguns míseros milhões, ao invés de bilhões. É, quem consegue entender essas pessoas?

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa vc pode ter ecrteza. Quanto mais tem, mais quer!! rs
Beijo

Raphael Silveira disse...

concordo com a moça de cima!
e pra mim, ser rico, é ter sempre dinheiro no bolso, mas non pra sair gastanto feito tonto, mas pra ter grana lá sempre que se precisa ou quer gastar [non com coisas idiotas, saca?]

Emanuel disse...

Por isso é difícil para os de dinheiros chegar aonde se deve, e ao segundo rapaz, guarde bastante, quando você for "embora" vai levar tudo pra ser enterrado com você certo? Bem útil levar para a cova alguns trocados né...
Ah, gostei dos dois posts que deixou para eu ver, obrigado, espero que goste do meu post de hoje, amanhã, se tudo for conforme o planejado, escrevo sobre o "purgatório", você vai gostar.

Anônimo disse...

Quanto mais você ganha, mais você gasta. Não tem jeito, inevitável.